Você sabia que a Tecnologia da Informação vem provocando mudanças profundas na dinâmica estrutural das micro e pequenas empresas? E que essas transformações são extremamente rápidas e que os empreendedores que as aderirem estão um passo à frente dos seus concorrentes, certo?

Ignorar as demandas de TI na tentativa de cortar custos fatalmente gerará problemas ao bom andamento dos trabalhos, bem como despesas maiores quando a empresa se encontrar utilizando equipamentos e programas que já não atendem mais às suas necessidades. Com isso, é essencial que muitos problemas sejam antecipados antes de trazer qualquer impacto para a organização ou para seus clientes, e por isso trouxemos para você alguns dos principais problemas que podem gerar prejuízo para o seu negócio.

#1 – Conectividade

Nos dias de hoje, boa parte (senão a maioria) do trabalho feito por uma companhia depende, de alguma forma, da internet. Por isso, não é lá muito lógico se contentar com conexões de baixa velocidade – mas essa é a realidade de muitas empresas. Além disso, uma conexão instável prejudica a produtividade geral, afetando todas as áreas da empresa.

Contudo, nem todas as empresas preocupam-se em adquirir equipamentos necessários para suportar este trabalho, com isso podem ocorrer quedas na conexão por períodos, muitas vezes, prologados, o que traz inúmeros prejuízos para os negócios.

#2 – Backup dos Dados

Um relatório do IDC mostra que uma simples perda de 100 arquivos de uma empresa custa em média entre 18 e 35 mil dólares. O ideal para prevenir tais perdas é a utilização de rotinas de backup, que criem imagens do estado mais recente dos dados, com o objetivo de recuperá-los caso haja algum dano.

O backup na nuvem cria cópias de arquivos, mantendo os dados seguros mesmo que haja qualquer prejuízo com o HD ou a exclusão de arquivos. Também é importante garantir que as fontes de recuperação de dados estão sendo criadas corretamente e funcionarão se precisarem ser utilizadas.

#3 – Segurança da Informação

  • A segurança deve ser um dos focos principais de toda organização que trabalha com tecnologia.

Caso a segurança de uma empresa seja violada, dados críticos podem ser apagados, danificados, roubados, sequestrados e/ou expostos.

Muitas empresas de pequeno porte acreditam que investir em segurança da informação tem um custo muito alto, enquanto outras ainda creem que não são consideradas um alvo da ação de hackers.

Alguns dados que mostram o quão frequentes são os cyber-ataques:

  • 65% dos ataques de hackers miram pequenas empresas
  • MPEs são alvo de 43% dos cyber-ataques
  • Apenas 14% das MPEs sabem lidar com eles
  • 60% dos negócios vão à falência 6 meses depois de um ataque cibernético

#4 – Infraestrutura

Na tentativa de economizar dinheiro, muitas empresas também optam por utilizar hardware antigo ou de qualidade duvidosa, porém, um hardware antigo e obsoleto é menos eficiente, aumenta a probabilidade de indisponibilidade, alimenta a frustração da equipe e do cliente, põe em risco as operações da organização e ameaça outras oportunidades perdidas.

A mudança para a adequação de software e hardware muitas das vezes podem ser simples e não apresentam altos custos, por existirem uma grande disponibilidade de softwares livres e a troca de alguns componentes de hardware atendem perfeitamente a necessidade da empresa, não sendo necessária a troca do equipamento inteiro.

#5 – Suporte Técnico Especializado

Muito dos problemas técnicos acima podem ser evitados com um simples passo: escolher uma equipe de suporte técnico com cuidado. Você deve garantir que os profissionais de tecnologia que trabalham para sua empresa são legítimos e qualificados em seu campo, além de trabalharem com recursos de monitoramento proativo, ao invés de reativo.

Você passa por algumas dessas dificuldades na sua empresa? Tem alguma dificuldade que não mencionamos? Deixe seu comentário e entre em contato conosco.

Nós podemos lhe ajudar

Dê uma olhada nos planos de suporte em informática e soluções em TI que temos para você.

Clique Aqui

Abrir bate-papo
Olá!
Como podemos ajudar?