Com a preocupação das organizações quanto a disseminação de doenças ou dificuldades de locomoção dos funcionários, o mercado corporativo começou a se movimentar para diminuir esses riscos com suas equipes.
Neste contexto surge a urgência de se implementar novas técnicas e ferramentas de trabalho remoto que permitem que seus colaboradores realizem suas atividades a partir de suas residências por meio de comunicação e acesso aos recursos da empresa, o Home Office.
A decisão de adotar o Home Office, traz inúmeros benefícios, ainda mais no cenário atual. Contudo, possibilitar o trabalho remoto é uma tarefa bastante desafiadora para a grande maioria das empresas.
Essa situação exige cuidados, procedimentos e ferramentas adequadas de segurança digital. Seguem os três principais pontos de uma boa estratégia de implementação de Home Office
COMUNICAÇÃO
A comunicação no Home Office deve ser o mais próximo possível da que acontece nos escritórios. Ferramentas como chats de conversa, plataformas de colaboração online, aplicativos de videoconferência e soluções de compartilhamento de informações e documentos são fundamentais para que a interação produtiva aconteça.
ACESSO
É preciso que se garanta o acesso aos dados e sistemas corporativos como se o funcionário estivesse dentro da estrutura da empresa.
Mesmo que esses sistemas sejam projetados para acesso interno, há que se estudar formas de acesso remoto, utilização da nuvem (cloud) e outras ferramentas de virtualização da rede corporativa
SEGURANÇA
Prover um ambiente virtual seguro é fundamental. Ao disponibilizar os dados a um ambiente externo ao da empresa a equipe de TI precisa criar processo e utilizar-se de ferramentas e técnicas de tratamento de invasão e roubo de dados.
No mundo atual, os resultados dos trabalhos não estão mais atrelados à estrutura física da companhia e sim aos recursos computacionais e de comunicação que são disponibilizados adequadamente para realização do trabalho.
Caso sua empresa precise de ajuda para implementar o home office, é só entrar em contato.
Comentários