Mesmo que você esteja acostumado e que o Windows 7 e pareça bom para você, ele está morrendo. Em 14 de janeiro de 2020, a Microsoft deixará de publicar atualizações de segurança para o Windows 7.
A partir de Janeiro de 2020 duas coisas acontecerão:
- O sistema operacional Windows 7 será um chamariz para pragas virtuais como vírus, malwares e sequestradores
- Outros programas como navegadores web (Chrome, firefox, etc.), editores de fotos, vídeos e aplicativos em geral rapidamente deixarão de funcionar corretamente
Felizmente, há diversas estratégias de saídas viáveis e sem traumas. A mais óbvia, simples e rápida é migrar para o Windows 10. Ao contrário do que você pode ter escutado, essa não é uma escolha tão ruim assim. Sim, o Windows 10 é um sistema operacional moderno e estável, e a cada seis meses a Microsoft faz novas melhorias.
E se você tem uma licença Windows 7 válida a migração para uma licença Windows 10 é gratuita.
Então seguem algumas recomendações preliminares:
- Cheque se sua licença Windows 7 é válida. Você pode verificar isso no próprio site da Microsoft.
- Faça backup antes de qualquer coisa. Copie todos os seus dados para um HD. O Windows possui uma funcionalidade de backup, mas uma boa alternativa é o EaseUS Todo Backup.
- Grave todas as licenças de software instalados em seu computador. Essas informações estarão nos e-mails enviados pelos fornecedores de software ou nas caixas dos mesmos. Uma boa alternativa é usar uma ferramenta como Belarc Advisor para identificar software e licenças.
O caminho mais fácil é migrar diretamente utilizando o próprio Windows 7. Para isso você deve ter um pen drive USB com capacidade mínima de 8 GB com a imagem do Windows 10. Para criar essa imagem basta serguir o passo-a-passo do site da própria Microsoft.
Após a gravação da imagem do Windows 10 é preciso ajustar a BIOS do sistema para iniciar pelo pen drive. Depois é só reiniciar o computador. O processo leva por volta de 1h30 e basta serguir o passo-a-passo do Windows.
Quando o Windows 10 estiver instalado e funcionando chegará a hora de reinstalar ou recuperar os programas que estavam instalados no Windows 7. Para isso você pode reinstalá-los manualmente um a um (lembre-se que muitos sistemas irão pedir autenticação online) ou usar um software de recuperação dos aplicativos. Nossa experiência é que é pouco provável que essa tarefa consiga ser feita automaticamente e damandará um certo trabalho manual.
Se tudo isso soar muito complicado e tedioso, nós podemos ajudar. Em caso positivo, basta entrar em contato pelo nosso WhatsApp e agendar sua migração.
Comentários